quarta-feira, 24 de julho de 2019

SAE promove treinamento sobre PrEP - Prevenção Combinada

As equipes da Atenção Básica, Urgência e Emergência e Saúde Mental do Departamento Municipal de Saúde de São João, participaram na segunda-feira, 22, de um treinamento sobre a PrEP (Profilaxia Pré Exposição) - Prevenção Combinada, ministrado pela Enfermeira Chefe do SAE - Serviço de Atendimento Especializado.

O preservativo é uma excelente e prática estratégia de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mas hoje não é o único meio para evitar estas doenças. Outras alternativas eficazes fazem parte da prevenção combinada que associa diferentes métodos (ao mesmo tempo ou em sequência) conforme as características e o momento de vida de cada pessoa.

Entre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV, que pode ser feita gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez); o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; programas de redução de danos para os usuários de álcool e outras substâncias; a profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV. É bom lembrar que uma pessoa em tratamento atinge níveis de carga viral tão baixos que é praticamente nula as chances dela transmitir o vírus para outras pessoas. Além disso, quem toma o medicamento corretamente, não adoece e mantém a sua qualidade de vida. Todas essas métodos podem ser utilizados pela pessoa isoladamente ou combinados.






 


 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário